Nós vivemos em tempos de crise. Crises sociais, crises financeiras, crises morais, crises éticas e crises existenciais. Crise de crises.
Nos esportes eletrônicos, muitos no calor do momento, e na extrema necessidade de ter para si e para sua empresa alguma solução financeira e operacional, pontual ou por um tempo médio, acaba por tomar decisões que são prejudiciais, negativas e destrutivas para o ecossistema do esporte eletrônico de sua região, deixando um legado de erros administrativos, completa falta de metodologia e padrão, falta de gestão financeira e de gestão empresarial, e total descompromisso com o atleta e o ecossistema do esporte eletrônico que o rodeia, criando um "buraco negro" entre o meio ambiente saudável, sustentável, responsável e rentável, e também na perda da formação de um cidadão melhor, e ter os esports como base e ferramenta para isso (como em qualquer outra categoria de desporto). Eu escrevi sobre esses pontos mais especificamente em dois outros artigos.
Quão valioso é seu esports ecossistema? Quão valiosos são os seus atletas de esports? Quão valioso é o futuro de toda a categoria de esportes na sua região? Preste atenção ao fato de que eu estou falando sobre o valor e não sobre o preço! São duas coisas completamente diferentes.
Provavelmente, se você parar e pensar, o valor que você dá ao seu ecossistema de esports e seus atletas - e toda uma política de legislação e regulamentação e a criação de um sistema de esportes completo e padronizado e sustentável (pelo menos assim deveria ser) - é resumido em apenas um monte de passagens aéreas, hotéis e refeições para a participação de seus atletas do esports em um evento anual de competição, e nada mais, te dando então um preço e não um valor. Preste atenção ao fato de que, se você aceitar esse tipo de coisa, você provavelmente não tem nem mesmo um sistema de avaliação e valoração de atletas e equipes para o seu ecossistema de esports (como no futebol e em outros esportes), e isso significa que não importa se este ano esses atletas estão representando seu país em alguma competição anual, porque no ano que vem a maioria deles provavelmente nem vai permanecer como atletas do esports, isso tudo é apenas uma pequena aventura do momento e nada mais. Estou lidando aqui com as federações nacionais e não com os eventos privados que DEVEM, quando possível e dependendo da proposta e dos modelos de competições, prover, para a maioria dos competidores, apoio aéreo, hospedagem e alimentação enquanto participantes dessa competição de esports. Aqui, novamente, eu lido tão exclusivamente com as federações nacionais.
Então você quer dizer que seu valor é cinco ou seis passagens aéreas, ficar em um hotel por alguns dias e comida? Caro amigo, você não tem valor, você tem um preço! E acredite em mim: você é muito barato!
E eu entendo perfeitamente que para alguns de vocês, isso é quase um sonho, pela oportunidade de fornecer à alguns atletas de esports, a experiência de viajar para outro país e competir por seu país, isto é algo único em suas vidas. Mas, infelizmente, você está fazendo isso pelos motivos e ações ERRADAS, da maneira errada, e ao fazê-lo, ensinando ERRONEAMENTE e mostrando aos seus patrocinadores coisas ruins sobre você e sobre como lidar com você e seu ecossistema de esports! Você, como uma federação nacional e a entidade internacional que a recebe, estão completamente errados em ter tal atitude.
Há também a falsa ideia que, através da promoção dessas “contrapartidas", tais como passagens aéreas, hotéis e comida uma vez por ano para ir a certas competições de esports, você está "garantindo" em seu país a sua posição de liderança, mostrando não somente ao seu governo, e seus atletas, mas especialmente aos seus "adversários" (outras entidades que também buscam o título de Federação Nacional), que você é a escolha certa e não "eles". Enganação pura, erro puro e aceitação pura de um “suborno” indireto e barato, pequeno e inútil. De fato, o único favorecido em tudo isso é a Entidade Internacional que está oferecendo isso como "moeda de troca" por sua "lealdade" e participação num sistema de esports ineficaz, ineficiente e de certa maneira corrupto, criado apenas para promover essa mesma entidade e nada mais. Mas quero deixar claro, que isso tudo vale em se tratando do esports profissional, e não o educacional.
Você deveria estar empenhado em criar um ambiente institucional e empresarial responsável, sólido e confiável, de modo que vários investidores e patrocinadores pudessem oferecer a você a capacidade de gerenciar e atender à várias de suas próprias necessidades em uma variedade de áreas, incluindo necessidades pequenas e básicas, tais como passagem aérea, estadias em hotéis, alimentação, uniformes, salas de treinamento e muito mais para seus atletas de esports, criando um ambiente sustentável para o ecossistema do esports. Se você ainda não tem isso, é porque você não é capaz de criar e mostrar aos investidores e patrocinadores, que o que você tem na sua federação nacional é de fato uma "Federação" REAL e CORRETA (ou associação ou confederação, use o nome correto em uso no seu país), isto é, uma entidade cujas características e finalidades e infraestrutura são completas, e que estão prontos para administrar nacionalmente toda uma categoria de esportes, uma nova categoria: o esports (eu escrevi sobre o que é necessário para ter em sua infraestrutura, Federação Nacional em um artigo diferente, talvez um ano atrás) .
Ao contrário, essa "entidade internacional" que oferece essas coisas, deveria pelo contrário, ajudá-lo a administrar sua federação nacional fornecendo orientação e conhecimento e apoiando-o em seu país junto às autoridades governamentais, criando assim um ecossistema mais responsável e ambiente sustentável , dando-lhe orientação para apresentar e propor programas educacionais, programas de inclusão social, projetos de leis e programas de regulamentação do esports e muito mais.
Essa entidade que "compra" você por um preço tão pequeno, deveria, ao contrário, fornecer todos os tipos de exemplos de documentação, ao invés de tentar mantê-lo como um “membro leal” com prêmios tão estúpidos, mas ensinando que somente de forma transparente e com boa governança você pode ser uma entidade reconhecida, legítima e legalizada em seu país, levando todos a um exemplo sustentável e responsável ao gerenciar o ambiente esportivo eletrônico positivamente e exemplarmente (o esports institucional e não o privado, é claro).
Pode parecer cruel, pode parecer frio, e essa visão pode parecer negativa demais, mas é a visão mais direta, transparente e responsável que você pode ter, e certamente se você não a viu desse jeito ou não foi apresentada esse ponto de vista pela "entidade internacional" a qual você faz parte, certamente você está no lugar errado, e você está fazendo errado em seu próprio país e você definitivamente nunca será a opção correta de "federação nacional" para ser escolhido entre os seus chamados "oponentes", em seu próprio país .
É hora de você decidir: você tem ou quer ter um valor ou um preço?
Horário Atendimento
Seg - Sex - 09 as 17
contato@cbdel.com.br
+55 11 5199-3820
Para Núcleo. Comercial
Ou clique AQUI para seção contatos.
Para Núcleo Esportes Digitais