Prestar contas é dizer o que estamos fazendo e como estamos fazendo, o que pode se dar de forma cotidiana ou em ciclos, para fins operacionais. A prestação de contas tem um caráter mais relevante do que a transparência, a partir do momento que ela transcende a disponibilização de informações, constando desta a explicação do que foi feito na gestão, o como e o por quê, focado no receptor dessa mensagem.
Isso é bem diferente de apenas um amontoado de dados organizado em papeis. Já a nota de esclarecimento é um documento formal que tem como função esclarecer fatos ou expor motivos que levaram a uma decisão específica. Esse documento é geralmente usado por empresas e entidades, mas uma pessoa física também pode fazer uso dele.
É comum ver esse documento – na íntegra ou apenas uma menção – em veículos jornalísticos, pois é através dele que muitos órgãos respondem a acusações ou pedem desculpas por equívocos. Os memorandos são importantes ferramentas de comunicação entre diversos setores de uma empresa, instituição, associação, dentre outros. Em outras palavras, eles são correspondências oficiais muito frequentes no meio organizacional.