Através de uma Confederação, devidamente reconhecida nacionalmente pelos órgãos governamentais, e internacionalmente por outras entidades pares e regulamentadoras, é que você tem a chancela e filiação de federações (estaduais), e essas são capazes, por sua vez, de filiarem Clubes (ou Times) de sua categoria, e seus atletas. A partir de então, esses serão os ditos “atletas federados” isto é, realmente classificados como profissionais, dentro do sistema nacional do desporto, podendo usufruir dos direitos de desportistas (após a aprovação das Leis e sua regulamentação).
Uma mentira, desinformação para que você tenha aversão a CBDEL, iniciado também pela falta de busca de informação, e pela correta interpretação desses significados, é feito no sentido do entendimento de que tudo o que é ligado a governo significa taxa, imposto e etc. Tão pouco a palavra imposto é entendida corretamente. Mas em nosso caso. Somos uma ENTIDADE DE DIREITO PRIVADO NÃO GOVERNAMENTAL, contudo é totalmente necessário o trabalho com nosso governo, para nossa pátria. Nós não somos órgão de classe, entidade financeira ou mesmo comercial e sequer somos legisladores ou orgãos de fiscalização.
A CBDEL não é entidade sindical! Não cabe a Confederação fazer isso. Pelo contrário, é tornando o esporte eletrônico reconhecido como DESPORTO REGULAR, que a Confederação garantirá por exemplo, e através de sua força nacional e internacional, que artigos de hardware como teclados, mouses e mesmo placas de vídeos ou até mesmo a Internet e seu acesso, sejam passíveis de redução de impostos e taxas por posteriormente poderem ser inclusos como artigos desportivos e de necessidade de uso para os atletas, isso para dar somente um exemplo simples do que ainda está por vir com a CBDEL. Daí a importância de reconhecimento do Epsorts como esportes regulares e portanto reconhecidos como esporte, e da filiação do praticante as federações e Confederação (CBDEL) para que sejam incluídos no hall de atletas profissionais federados.
Infelizmente em nossa sociedade e atuais dias há dezenas de casos de corrupção, crimes de abuso de poder, colarinho branco, dentre outros, praticados na esfera mais simples aos mais altos escalões privados (empresas privadas e entidades sem fins lucrativos) e governamentais (esferas federais - presidencia e parlamentares- esferas estaduais - governadores e deputados e municipais - prefeitos e vereadores). Mas julgar todos igualmente e denegrir aqueles que lutam contra tudo isso e atuam em uma esfera nova, transparente e justa, assim como nós além de covarde, antiético e descriminante e também caluniador e difamatório, imputável de processo na esfera criminal, ao afirmar isso publicamente, além de extrema irresponsabilidade profissional e pessoal, pois causa mal estar, prejudica comercialmente e moralmente a todos os envolvidos nessa mentirosa afirmação.
Constitucionalmente o acesso ao desporto é garantido a todo cidadão brasileiro. Isso significa que a CBDEL NUNCA irá proibir a participação de atletas em quaisquer outros eventos privados e NUNCA proibirá os eventos privados de ACONTECEREM. Não é função de uma Confederação essas prerrogativas e isso nunca seria nossa intenção. Os eventos privados só tem a ganhar conosco e vice-versa! Ao passo que o Esports for reconhecido aqui no Brasil, esses eventos privados, uma vez lidando com atletas realmente profissionais e legalmente, federados, terão que se adequar a Legislação vigente e a sua Regulamentação, e não diretamente a Confederação. Cabe aqui a pergunta: aqueles que não desejam o reconhecimento do Esports como categoria regular reconhecida de esportes, tem qual objetivo, justificativa e intenção? Certamente não é a de promover crescimento e carreira segura para os atletas dessa modalidade.
As políticas públicas serão sempre desenvolvidas pelos governos federal, estadual e municipal com o auxílio da CBDEL e de várias esferas de nossa nação convidadas cada qual a seu devido tempo a fazer parte desse fomento e institucionalização e regulamentação. Essas mesmas políticas públicas, sempre serão aplicadas pelos órgãos determinados por várias partes responsáveis por cada área de nossa nação e TEMOS que trabalhar em conjunto pois tudo é sempre em razão da formação do cidadão e das oportunidades criadas para esse desenvolvimento, o que implica em melhor nação como um todo. Somente assim a CBDEL trabalhará com o governo e suas várias esferas e órgãos.
Não há nenhuma taxa, imposto ou qualquer viés financeiro nesses projetos. As únicas pessoas que saem perdendo sem eles, são os próprios praticantes de Esports, que não terão base ou mesmo educação no Esports e com isso até perderão oportunidades de terem bolsas de estudo corretamente aplicadas, e sequer carreira assegurada e pós-carreira.
Os Projetos de Lei do Esporte Eletrônico, sejam eles Federais, Estaduais ou Municipais, foram elaborados para pura e simplesmente obter o RECONHECIMENTO do Esporte Eletrônico, como categoria regular de desporto do Sistema Nacional do Desporto Brasileiro. Inclusive em NENHUM Projeto de Lei que a CBDEL está envolvida a SEQUER ha qualquer menção da própria confederação nesses mesmos Projetos de Lei.
Não ha cobrança para a pratica livre e privada, pelo contrário até o momento a CBDEL sequer tem qualquer valor advindo de qualquer esfera pública ou mesmo privada! Os Projetos de Lei do Esporte Eletrônico, sejam eles Federais, Estaduais ou Municipais, foram elaborados para pura e simplesmente obter o RECONHECIMENTO do Esporte Eletrônico, como categoria regular de desporto do Sistema Nacional do Desporto Brasileiro dando direitos, deveres e uma carreira digna e segura para os atletas de esportes eletrônicos aqui em nosso país, além de vários outros benefícios que um atleta de esportes eletrônicos poderá ter ao longo do tempo, pois aqui a CBDEL conseguiu que o Esports fosse já inserido dentro do Esporte de Alto Rendimento, pelo seu próprio reconhecimento e convênio com o Ministério do Esporte, advindo diretamente da Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento - SNEAR.
Faça-se a pergunta: quem está falando e propagando o fato de que "não precisamos de um projeto de Lei ou de que esse Projeto de Lei é isso ou aquilo de maneira negativa"? Sequer a CBDEL é citada em qualquer dos Projetos de Lei que ela propria apoia e defende! Se você realmente deseja ser um ATLETA do esporte eletrônico no sentido literal e ter uma carreira segura, uma vida paga com a pratica nessa categoria e ser chamado de profissional e estar dentro do nosso sistema nacional de esportes tendo todas as garantias previstas para um atleta, e ser respeitado como atleta enquanto dentro de um time (ou Clube), e seus direitos trabalhistas e de atleta garantidos (o que sabemos que não é no atual cenário predatório e leonino, com contratos e tratativas e tratamentos completamente nocivos), além do próprio Clube ou time também se protegerem e terem seus direitos garantidos como organizações privadas ou mesmo clubes empresas, SIM VOCÊ precisa do PL. Mas caso tenha somente como meta um período curto de sua vida mas tendo em vista outra profissão diferente, e não esteja levando a sério a carreira e pós-carreira nesse meio basta continuar fazendo tudo da maneira que faz, a CBDEL é incapaz de interferir em qualquer cenário privado do Esports e nunca faria isso.