CAMPEONATOS ABERTOS, EDUCACIONAIS e PROFISSIONAIS

Eventos Oficiais Confederativos de Esportes Eletrônicos
Todos os eventos oficiais, são aqueles em que a CBDEL proveu chancelamento ou são realizados pela CBDEL e suas Federações filiadas. Os Times e Atletas que se filiam a uma Federação Filiada à CBDEL, são desde esse momento considerados profissionais ou educacionais, oficialmente pertencentes ao Sistema Nacional do Desporto Brasileiro.

Quer saber como se tornar um atleta profissional e regular? Qual a importância e as vantagens? Clique aqui

SOBRE OS EVENTOS OFICIAIS DA CBDEL

Sâo aqueles realizados pela própria CBDEL, em conjunto com as Federações e com a utilização dos recursos materiais, operacionais, virtuais e regulamentares próprios.
Divididos entre Escolares e Universitários, os eventos de esportes eletrônicos educacionais tem cunho inclusivo, elaborado em conjunto com entidades de ensino fundamental, médio e superior.

Educacional RANQUEADOS

Realizados com participação dos times federados e seus atletas inscritos, e assim como o time, são ranqueados e dividem-se em Series, além de participarem de outros campeonatos internacionais.

Profissionais RANQUEADOS

São realizados de maneira aberta, sem a necessidade dos times serem Federados, contudo esses times e seus atletas não participam de ranqueamento e não sao elegíveis para campeonatos internacionais.

Amadores ACOMPANHADOS

PARTICULARIDADES COMUNS DOS EVENTOS OFICIAIS

Regulamentos e Regras
Todos os eventos oficiais da CBDEL, isto é, chancelados ou realizados por ele própria e suas Federações filiadas, seguem estritamente os regulamentos respectivos, além das regras especificas para cada franquia e plataforma.

Clique e acesse a lista de Federações filiadas
Ambiente
Os eventos podem se dar tanto online quanto offline, independentemente do ambiente todos devem seguir o regulamento respetivo e as regras específicas e tem todo o suporte regular.

Clique e acesse nosso calendário de eventos
Arbitragem
Cada evento contará com arbitragem presencial por árbitros de esporte eletrônico devidamente formados, credenciados e licenciados para cada nível de evento. Arbitragem presencial ou virtual.
Recursos
Todos os eventos chancelados e/ou prórpios da CBDEL, portanto os oficiais, estarão sob a observância e jurisdição disciplinar e comercial do STJDDE (Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Desporto Eletrônico) e CARLEE (Câmara de Resolução de Litigios no Esporte Eletrônico) da CBDEL.

Clique e acesse o STJD Clique e acesse a CARLEE

SISTEMAS DE DISPUTAS

A realização de competições depende de vários fatores: duração; tipo de atividade; das instalações; do pessoal responsável; do dinheiro disponível; do objetivo ou propósito do campeonato; quantidade de participantes; das características de organização, entre muitas outras variáveis ou fatores.

Round Robin
Sistema de Rodízio
É usado na realização de campeonatos, todos os participantes jogam contra todos até que se conheça o campeão ou os classificados de uma fase da competição, ou seja, aqueles que ganharam mais ou somaram mais pontos. Quando o campeonato é dividido em fases, o sistema de Rodízio pode ser usado apenas dentro dos grupos, utilizando outro sistema de disputa nas outras fases da competição.
Single Elimination
Eliminatória Simples
Na eliminatória simples a cada confronto há um eliminado, prosseguindo na disputa apenas os vencedores até que se conheça o vencedor do torneio. Os confrontos podem ser únicos ou confrontos de “ida e volta”.
Double Elimination
Dupla Eliminatória
No sistema de eliminatória dupla o competidor ou a equipe é eliminada somente após a segunda derrota. Mesmo após uma derrota o participante ainda poderá ser o vencedor do torneio, pois entrará numa “chave” de repescagem.
Multiple System
Sistema Misto
É quando se utiliza dois sistema de disputa na realização de uma competição. Exemplo: Sistema de rodízio na primeira fase e sistema de eliminatória simples a partir da segunda fase. A Copa do Mundo de Futebol da FIFA utiliza um sistema misto, com enfrentamento em Rodízio na primeira fase e eliminatória simples a partir da segunda fase.
Knockout
Sistema Eliminatório
O sistema em que cada dupla de competidores disputa um certo número de partidas entre si, até que um deles seja considerado vencedor e, portanto, promovido à próxima fase do torneio.
Round Robin Modificado
Sistema Suiço
Esse sistema tem a vantagem de permitir um grande número de participantes com um número pequeno e determinado de rodadas sem a necessidade de eliminar participantes. Segue o mesmo sistema de contagem de pontos do sistema todos contra todos, conhecido como Round robin, porém com as seguintes regras:
Número pré-determinado de rodadas. Dois participantes não se enfrentam mais que uma vez. Na rodada 1: o emparceiramento dos confrontos é feito através do rating ou de sorteio, caso os jogadores não possuam rating.
Nas demais rodadas: participantes com pontuações iguais são emparceirados.
Caso não seja possível emparceirar participantes com o mesmo número de pontos o confronto será com o concorrente com pontuação mais próxima possível.
Relembrando:
Para organizar um evento de competição esportiva você precisa percorrer alguns passos:

  • Escolher uma forma ou tipo de competição (torneio, campeonato ou jogos)
  • Escolher um sistema de disputa (eliminatórias, rodízio ou misto).
  • Organizar a tabela da competição Basicamente, se você tem pouco tempo para realizar uma competição esportiva, sua escolha deve ser pela forma de disputa TORNEIO e o sistema de disputa deve ser o de ELIMINATÓRIA SIMPLES. Já se você tem bastante tempo disponível, a forma mais apropriada é o CAMPEONATO e o sistema deve ser o de RODÍZIO ou MISTO.

A CBDEL É SIGNATÁRIA E APOIA O MANIFESTO "ESPORTE DO BRASIL"

Clique aqui e saiba mais

Popup de ativação ações da CBDEL