ptzh-CNenfrdeites
Sobre nós
A CBDEL é uma Confederação, concebida no modelo de constituição federativa adotada no Brasil. Ela é única em sua categoria e também apoia o reconhecimento do Esporte Eletrônico como esporte regular, e foi criada para dar base, suporte e estrutura para o esporte eletrônico e principalmente para os atletas dessa categoria.
Saiba mais sobre o que somos, quem somos e o que fazemos, logo abaixo!

Alguns pontos a entender primeiramente

O apoio ao reconhecimento do esporte eletrônico como desporto regular, é dado pelos Projetos de Lei correntes no Senado e Câmara dos Deputados, bem como nas Assembléias Legislativas.
Como Confederação, nossa atuação é nacional, e temos como parceiras as Federações que atuam em âmbito estadual. Essas Federações passam por análise em seu estatuto e documentação, depois se adequam as nossas normas e regulamentos, operações e ações em diversas áreas, e posteriormente são reconhecidas oficialmente por nós em seu estado, estando a partir de então filiadas e sendo chanceladas pela CBDEL.
Além desses pontos de informação, deve ser sabido que a Confederação realiza o fomento e promoção do desporto eletrônico, por meio de diversas ações, atividades e representações, atuando para isso no âmbito da inclusão social, da educação e da cultura além do proprio esporte.
Realizando no esporte em sí, competições, valoração dos atletas, criando normas, regulamentos, regimentos, e regulando muito do que é praticado e feito pela prática do esporte eletrônico, levando os atletas da categoria para um âmbito profissional nacional e internacional e dando prosseguimentos a vida desse atleta inclusive na sua aposentadoria, além do extremo oposto, no desporto de base.
A Confederação serve para administrar a categoria como outras confederações desportivas como Basquete (CBB), futebol (CBF) dentre outras.

Criando a CBDEL

Quer ser um atleta profissional reconhecido pelo Sistema Nacional do Deposto Brasileiro e ter todos os direitos de atleta e também aposentadoria, ajuda e benefícios da profissão? Quer ir para as Olimpíadas? Representar o Brasil como atleta de seleção? E ainda poder continuar competindo livremente em QUALQUER evento privado de desenvolvedoras e outros eventos privados? Esse é o caminho! Você não perderá sua liberdade, os times não são obrigados a se filiar e caso se filiem só a ganhar sem nada perder do que já são ou fazem, em especial os atletas! Tudo garantido constitucionalmente e regulamentado e regulado pela CBDEL, para você atleta, para seu time, para sua organização e até mesmo para evento privados!

ACESSE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA CBDEL

Formada por brasileiros natos, de diversas áreas de formação, atuação e de todo o território brasileiro, a Confederação ganha seu corpo após a criação de estatuto seguindo os padrões estabalecidos pela legislação brasileira para nossa classe

Criando
Documentação

Para que a CBDEL fosse criada, um estatuto que estivesse de acordo com alguns aspectos do Código Cívil Brasileiro foram seguidos, e sua oficialização dada pela adesão de outras três entidades formadas também em concordância com a mesma legislação e assim por diante.

Registrando
Legislação

Após sua concepção e registro, a Confederação passa então por um processo de legitimação, sendo reconhecida com exclusividade para representar o desporto eletrônico por várias entidades internacionais, privadas e governamentais.

Legitimando
Reconhecendo

Após esses processos de legitimação, a Confederação busca então a certificação e aferição de convênio com o Ministério do Esporte (em especial Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento), e adequa-se as normas de transparência e governança rigorosíssimas exigidas pelo ME.

Certificando
Adequando

Reconhecimento por Entidades Internacionais

Essas são as entidades internacionais que nos reconhecem como exclusividade como entidade de administração do desporto eletrônico no Brasil

O que é e porque ter a Confederação

A CBDEL, sigla para Confederação Brasileira de Desporto Eletrônico (desporto pelo sentido de que é abrangente todas as nossas ações e fomento, e não somente da prática, mas da inclusão social, do educacional dentre outras frentes que usam o esporte eletrônico como meio para essas ações nessas diversas áreas), é a responsável pela administração dessa categoria no cenário brasileiro.

ACESSE A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA CBDEL

Aqui no Brasil não temos uma legislação para nomenclaturas de entidades, empresas e etc, com isso temos sempre organizações estabelecidas juridicamente como associações de direito privado, utilizando diversos nomes como “institutos”, “ongs” ou mesmo em nosso caso, “federação” ou “confederação”. Mas a diferença entre se dar o nome e realmente se fundar e formar para essas finalidades está longe de ser assim tão simples.

Nomes
razão de ser

Através de uma Confederação, devidamente reconhecida nacionalmente pelos órgãos de governamentais, e internacionalmente por outras entidades pares e regulamentadoras, é que você tem a chancela e filiação de Federações (estaduais), e essas são capazes, por sua vez, de afiliarem Clubes (ou Times) de sua categoria, e seus atletas, e esses sim serão os ditos “atletas federados” isto é, realmente classificados como profissionais, dentro portanto do sistema nacional do desporto, podendo usufruir dos direitos de desportistas (após a aprovação das Leis e sua regulamentação).

Importância
da pratica ao atleta

Também é através do modelo confederativo, que a participação em eventos Olímpicos são possíveis, levando então delegação de esportes eletrônicos, seus times e atletas para as Olimpíadas, seja e tenha ela qual for o modelo futuro a ser adotado pelo Comitê Olímpico Internacional que por sua vez o estabelecerá para o Comitê Olímpico Brasileiro.

Olimpíadas
e os atletas

É também através da Confederação que você é capaz de criar a Seleção Nacional de Esporte Eletrônico Brasileira (seja ela da franquia e plataforma que necessitarmos), e por assim dizer, enviar a campeonatos Sulamericanos, Panamericanos, Copas diversas, e até mesmo aos Campeonatos Internacionais das entidades internacionais regulamentadoras, como no caso do Futebol a Copa do Mundo, e como disse, as Olimpíadas

Internacional
seleção

Reconhecimento por Entidades Nacionais

No Brasil temos convênio e/ou parceria com as seguintes entidades governamentais e/ou privadas

Desmistificando e informando

relação com governos e empresas privadas, e o que significam

Muito se questiona e dizem sobre "Lei de Esporte Eletrônicos criará impostos e taxas" , "Confederação é para cobrar imposto", "Confederação proibirá pratica de empresas privadas". Saiba o que é desinformação, inverdade e boato
Um erro tremendo, dado pela falta de busca de informação, e pela correta interpretação desses significados, é feito no sentido do entendimento de que tudo o que é ligado a governo significa taxa, imposto e etc. Tão pouco a palavra imposto é entendida corretamente. Mas em nosso caso, novamente repito, somos uma ENTIDADE DE DIREITO PRIVADO NÃO GOVERNAMENTAL, contudo é totalmente necessário o trabalho com nosso governo, para nossa pátria.

Impostos
relação

Num momento de tanta comoção contra o errado, e mais especificamente os GOVERNANTES e o GOVERNO criado e mantido por eles, tudo o que se escreve com essas duas palavras fica marcado negativamente. Nós como todo brasileiro entendemos e assinamos embaixo desses protestos. Mas de maneira NENHUMA e em momento ALGUM uma Confederação, e o fato de ela estar necessária e logicamente em CONVÊNIO com o governo e tendo seu apoio, significa que impostos ou taxas serão aferidas a categoria.

Governo
convenio

Não cabe a Confederação fazer isso. Pelo contrário, é tornando o esporte eletrônico reconhecido como DESPORTO REGULAR, é que a Confederação garantirá por exemplo, e através de sua força nacional e internacional, que artigos de hardware como teclados, mouses e mesmo placas de vídeos ou até mesmo a Internet e seu acesso, passíveis de redução de impostos e taxas por serem posteriormente poder serem inclusos como artigos desportivos e de necessidade de uso para os atletas, isso para dar somente um exemplo simples do que ainda está por vir com a CBDEL.

Taxas
e insumos

Constitucionalmente o acesso ao desporto é garantido a todo cidadão brasileiro. Isso significa que a CBDEL NUNCA irá proibir a participação de atletas em quaisquer outros eventos privados e NUNCA proibirá os eventos privados de ACONTECEREM. Não é função de uma Confederação essas prerrogativas e isso nunca seria nossa intenção. Os eventos privados só tem a ganhar conosco e vice-versa! Ao passo que o Esports for reconhecido aqui no Brasil, esses eventos privados, uma vez lidando com atletas realmente profissionais legalmente, federados, terão que se adequar a Legislação e não a Confederação.

Proibição
de outros eventos

PROIBIR ACESSO AO ESPORTE É CRIME CONSTITUCIONAL

É bom lembrar que aqui no Brasil é crime constitucional vedar e proibir de qualquer maneira o acesso ao desporto e sua prática, seja direta ou indiretamente. Empresas privadas que promovem o desporto com premiação precisam de autorização da Caixa Econômica Federal (CEF), o que não ocorre com a CBDEL pois é uma entidade de administração do desporto eletrônico, que promove e fomenta o ESPORTE e não atividade desportiva para promoção comercial de serviços e produtos próprios ou de terceiros.

Nos dedicamos aos atletas do Esports

Existimos para, acima de tudo, para melhorar a qualidade do trabalho dos atletas e seus empregadores. Incentivando e requerendo o uso da CLT, combatendo a precarização dos atletas, aumentando e trabalhando na VALORAÇÃO DO ATLETA.
Com a Confederação, as regulamentações, regras, padrões e demais procedimentos tanto dos atletas para si próprios, como para com o desporto e seus times, campeonatos e demais ações, passam a ser homologadas, chanceladas e sancionadas, mas nunca de maneira obrigatória. A Confederação trará homogeneidade para a categoria no sentido de que haverão regras, modelos e regulamentação a ser seguida para o Brasil e para fora do Brasil em concordância com outros países e organizações.

Regras
regulamentação

casos de disciplina podem ser julgados de maneira totalmente legal e rapidamente, através do Superior Tribunal de Justiça Desportiva nosso, tanto os nossos campeonatos quanto aqueles que forem chancelados (mesmo sendo de empresas privadas). Há para disputas comerciais a nossa Câmara de Resolução de Litígios.

Disciplina
litígios

Os atletas e clubes ainda podem usufruir de programa de desempenho e excelência em saúde e performance através de nosso Núcleo especializado, e levar isso para dentro de seus Clubes. Temos os programa sociais de inclusão no Esports, além da parte educacional onde levaremos o Esports para dentro de escolas e universidades desde o ensino básico até o superior tanto como carreira quanto como opção de matéria extra-curricular

Educacional
e base

Os atletas poderão, como já explicamos acima, ser registrados e terem suas carteiras de atletas profissionais e usufruírem de todos os direitos de um atletas de alto rendimento aqui no Brasil e no Mundo, pois estamos sim incluídos como alto rendimento, inclusive podendo ou não participarem de eventos internacionais representando o Brasil como seleção oficial nacional brasileira, ou mesmo participando das Olímpiadas.

Alto Rendimento
olimpico

Números Estimados

x
Federações Filiadas
x
Atletas Informais
x
Times informais
x
Campeonatos Oficiais

Trabalhamos pelo Atleta de Esporte Eletronico Brasileiro

Como atletas regulares, tendo seus direitos garantidos.

Reconhecimento

Garantindo direitos trabalhista e desportivos para times e atletas.

Profissional

Colocando na educação o esporte eletrônico como opção de aprendizado.

Educacional

Criando esporte eletrônico inclusivo e como ferramenta cultural .

Social

Nossos marcos

entendemos que devemos ser a fonte de inspiração de nosso atletas e profissionais da categoria, garantindo present e futuro de nossos atletas, mostrando que o desporto começa na base pela educação do cidadão

Nossa Visão

assegurar que os direitos de nossos atletas sejam garantidos e mantidos, que os deveres sejam cumpridos e que o esporte eletrônico seja inclusivo, sustentável, educacional e responsável participando da formação de cidadãos

Nossa Missão

sermos e estarmos em total engajamento com a ética, retidão de caráter, transparência de gestão, clareza de ações praticadas para os atletas e cidadãos e sermos exemplo de sucesso brasileiro na gestão desportiva

Nossos Valores

PARTICIPE DA CBDEL SENDO PARTE DE NOSSAS COMISSÕES E CONSELHOS!
EMPRESAS PRIVADAS, INDUSTRIAIS, ATLETAS, TIMES E ORGANIZAÇÕES

Clique aqui e saiba mais

Popup de ativação ações da CBDEL