ptzh-CNenfrdeites

O QUE É UMA FERAÇÃO? QUAL SUA LEGITIMIDADE, ÁREA E ALCANCE DE ATUAÇÃO

Chanceladas e Homologadas pela CBDEL
Federação é uma organização sem fins lucrativos, de interesse privado (direito privado), não governamental, porém tem autonomia administrativa. A federação é uma personalidade jurídica e suas operações são estabelecidas por seus estatutos, não tem dono ou associados e seu patrimônio não pode ser distribuído. No Brasil as federações de esporte eletrônico são fiscalizadas pela CBDEL.
Uma Federação de Esporte Eletrônico é chancelada pela Confederação e será a entidade de administração do esporte eletrônico de seu estado. Cada estado brasileiro tem somente uma Federação filiada, chancelada e autorizada a operar.
Particularidades institucionais para cada estado
Uma Federação deve ser fundada dentro dos preceitos estabelecidos por Lei e pela Confederação. Não basta ter sido fundada pura e simplesmente registrada como Associação de Direito Privado e ter seu nome escolhido como "Federação".

Além disso ela deve ser estabelecida dentro de, no nosso caso, padrões desportivos necessários para seu funcionamento e não somente para a promoção de eventos de esportes eletrônicos, como Campeonatos, Torneios e similares.

O Brasil carece de Leis de nomenclatura, o que evitaria esse tipo de inconstância e falta de legitimidade e legalidade, nas organizações fundadas e suas finalidades e áreas.


Atletas e Times Profissionais
Para o Sistema Nacional do Desporto, somente através de Confederações e suas Federações Filiadas e Chanceladas, um time e cada atleta pertencente a esse time, podem ser considerados profissionais e assim participarem do Sistema Nacional do Desporto.

O Atleta depois de filiado nas Federações e Confederação, estará apto a participar de Competições Locais e Regionais, Jogos Estudantis Nacionais, Campeonato Brasileiro (evento máximo segundo o próprio ME), Campeonato Internacional (indicado pela Confederação).
Uma vez afiliados à sua Federação Estadual e que por sua vez enviará os dados desses times e atletas para a Confederação, esses mesmos times e atletas serão elegíveis para usufruir de todos os benefícios de um atleta profissional como:
    Passaportes e Vistos Especiais
  • PASSAPORTE COM VISTO DE ATLETA
  • PASSAPORTE BIOLOGICO DO ATLETA
    Bolsa Atleta
  • CATEGORIA ATLETA DE BASE
  • CATEGORIA ATLETA ESTUDANTIL
  • CATEGORIA ATLETA NACIONAL
  • CATEGORIA ATLETA INTERNACIONAL
  • CATEGORIA ATLETA OLÍMPICO/PARALÍMPICO
Saiba mais aqui sobre o Bolsa Atleta e seus requisitos
Dentre outros benefícios não somente federais, mas também estaduais, municipais e certamente internacionais, como outras bolsas para atletas específicos de determinadas regiões, patrocínios de empresas privadas e estatais, plano de aposentadoria, bolsas de estudos, intercâmbios desportistas e culturais e etc.

MAS LEMBRE-SE: SOMENTE ATRAVÉS DAS FEDERAÇÕES E DA CONFEDERAÇÃO VOCÊ TERÁ ESSES DIREITOS GARANTIDOS, DEPOIS DE SER FILIADO COMO ATLETA PROFISSIONAL/EDUCACIONAL E RECONHECIDO

SISTEMA NACIONAL

  • TIMES
  • ATLETAS
  • FEDERACAO
  • CONFEDERACAO

FEDERAÇÕES - LISTA DE FILIADAS

Para saber quais estados do Brasil há uma Federação, fique atento aos símbolos non mapa. Cada um diz respeito ao estágio administrativo e de chancela em que se encontra o especifico estado. As informações básicas de cadda Federação estão presentes nos balões de informação que aparecerão acima de cada símbolo uma vez que você clique nesses. Posteriormente eles também terão links para as redes sociais dessa Federação bem como para o website próprio.

CONTATAR A CHANCELARIA E PARCERIA